quinta-feira, novembro 09, 2006

Carboidratos

Bom... Hoje eu não sabia sobre o que escrever aqui no blog. Aí perguntei pra um amigo: - Pô, sobre o que escrevo no blog ? - Ele sem pensar respondeu :
- Fala sobre carboidratos... Tem muita gente querendo saber disso no verão...

Que me conheçe... Sabe que odeio isso de definição... Pra mim o negócio é só ficar maior e maior... Mas, tem gente que realmente passa aperto com a maldita "circunferência abdominal"... E a maioria das pessoas inventam idéias mirabolantes e soluções "engenhosas" para reduzir o percentual de gordura. A maioria dessas idéias tem de base coisas meio absurdas, como cortar de vez os carboidratos da dieta, ou parar de comer carboidratos a noite... Então é sobre isso que vou falar... E tentar ser o mais simples possível...

Os carboidratos são também chamado de sacarídios pelos mais frescos, são moléculas simples de uma cadeia não ramificada de aldeídos ou ketonos, com muitos grupos de hidróxidos agrupados, gerlamente um em cada átomo de carbono que não é parte do grupo funcional de aldeídos ou ketonos.

As unidades básicas de carboidratos são chamadas de monossacarídeos, como a glicose e a frutose. Dois monossacardídeos juntos são os tais dissacarídeos, como a sacarose e a lactose. Carboidratos contendo cerca de três a seis monossacarídeos são chamados de oligosacarídeos, e qualquer coisa além diso, é chamado polissacarídeos. Nos polisacarídeos se encaixam carboidratos com centenas de monossacarídeos associados, tal como o glicogênio muscular e a celulose, por exemplo. Pra que isso ? - Porque isso vai ajudar muito...

Os carboidratos precisam de menos água para serem digeridos do que as proteínas e as gorduras. Por isso, dietas ricas em proteínas e gorduras são ditas como "fórmulas do emagrecimento", mas na verdade fazem com que o corpo gaste grande parte de tua água na digestão da maior ingestão de proteínas e gorduras, dando uma falsa noção de emagrecimento, quando o que na verdade ocorre é osmosidade da água extracelular do corpo para tarefas digestivas.

Então de fato, cortar carboidratos da dieta não vai lhe causar nenhum emagrecimento fantástico, e sim drenar toda a água do teu corpo de modo não saudável (e existem maneiras controladas e menos prejudiciais de se fazer isso). Os carboidratos são sim importantes em uma dieta tanto de ganho de massa muscular como de definição, e sua exclusão dos carboidratos de uma dieta pode trazer danos irreversíveis ao seu metabolismo.

Para perder massa adiposa (a mardita gordura), é essencial que tu mande menos calorias para dentro do que tu consome. Caso contrário é dar soco em ponta de faca. Então é sempre recomendável que se procure um BOM nutricionista, que calcule tuas necesidades calóricas e que elabore uma dieta restritiva, caso teu objetivo seja perder gordura. Em dietas de definição pré competição, é normal também se preocupar com a retenção hídrica, e outros métodos mais saudáveis de perder água corporal devem ser usados, como uma boa sauna ou tomar bastante água.

Acho que é isso por enquanto... E cuidado com as dietas mirabolantes... Elas podem te causar problemas para a vida toda...